visitas... Contador de VISITAS

ATENÇÃO PAIS

Quem gostar e quiser ter as fotografias exibidas durante o jantar, e outras de diferentes actividades basta entrar em contacto comigo através do e-mail agrup671@gmail.com!

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sabias Que? - Igreja Antiga de Lomar

...


Sabias que a Igreja Antiga de S. Pedro de Lomar, a nossa SEDE, era um mosteiro muito antigo da ordem de S. Bento que tinha sido mandado fundar ou reedificar por Ameana de Selheris, mulher de D. Árias Carpinteiro?! Este facto vem mencionado num documento de 1088 mas prevê-se que a sua construção tenha mesmo sido anterior a esta data, daí dizer-se que, literalmente, o local onde temos o privilégio de reunir é "mais velho do que a Sé de Braga"!
Já reparaste também em todos os pormenores que aparecem gravados nas paredes de tão rico monumento? São vários e, certamente, cada um terá um pedacinho de história para contar... Se ainda não os pudeste admirar, podes vê-los agora AQUI!






















Agora que já as viste aqui, descobre-as também na nossa Sede! Boa Sorte!




...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Clã 68

...


Depois de um curto interregno,”ele” aí está de volta! Sim, falo claro do Clã do nosso agrupamento, a secção de Caminheiros filiada como número 68.
O Clã 68 possui uma história muito rica para além de longa. Já contou nas suas fileiras com inúmeros jovens da freguesia de Lomar, inclusive vários dos actuais chefes do agrupamento como são o caso dos chefes Eduardo Manuel Rodrigues Ferreira de Jesus e Mário Miguel Ferreira Barbosa, e também dos mais jovens chefes em actividade Marisa Gabriela Ferreira e João Pedro de Jesus da Costa.
Na história deste Clã destacam-se participações em Acampamentos Nacionais, como o AcaNac’92 em Coimbra e o AcaNac’97 na Nazaré, e vários acampamentos e actividades de Núcleo, como a realizada em 1998 na Serra da Estrela. Actividades Internacionais também constam do vasto currículo deste Clã, como a ida ao Centro Escutista Internacional de Kandersteg, Suiça, em 2002 e, mais recentemente (2008), a realização de um acampamento, juntamente com os Dirigentes do 671, nos Picos da Europa, na vizinha Espanha.
Como qualquer grupo Caminheiro, também o 68 sempre se dividiu em equipas – recentemente renomeadas de tribos pelo CNE – sendo as suas mais carismáticas as Equipas D. Afonso Henriques, Luís Vaz de Camões e São Pedro.

Com o ano de 2010 veio também uma nova fase na vida deste grupo, o reacender da chama de tão importante secção. E para este reacender muito contribuiu a chegada de uma nova fornada de Aspirantes a Caminheiros que se juntaram às duas grandes Caminheiras que nunca deixaram ser esquecido o lenço rubro nas actividades do 671, ostentando o sempre com grande brio e orgulho mesmo sem vivenciarem o caminheirismo, Cátia e Catarina.
Em consenso e dado este novo “arranque” em força do Clã, todo o grupo achou por imperativo criar uma nova tribo. Sinal de que este grupo se encontra unido e, sem querer romper com o passado deste enorme Clã, quer fazer história e deixar também a sua marca. O nome desta nova tribo ainda se encontra no segredo dos Deuses… Mas não desesperem, logo logo haverão novidades!









...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Distintivos & Fardamento - Fivela

...


Fivela Antiga

Esta rubrica visa apenas dar a conhecer novos e antigos distintivos escutistas bem como auxiliar a um fardamento impecável. Neste primeiro "post" mostro-vos a Fivela usada no cinto de um dos escuteiros que participaram na inauguração do 671, entretanto falecido, de seu nome Arlindo Gonçalves Pinto Leite. De atentar nos pormenores e na sua côr que, a meu ver, a tornam ainda mais bela que a actual.









...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Sugestão - Lanterna

...


Porque todo o Escuteiro que se preze tem de andar sempre prevenido aqui fica uma sugestão práctica e a um preço muito convidativo. Já todos sabemos que uma lanterna dá sempre jeito e esta ainda mais pois não necessita de pilhas, tem um dínamo no seu interior e para iluminar basta "dar à manivela" não havendo o risco de "faltar a luz" quando mais se precisa.




Para mais informações aqui fica o link http://www.decathlon.pt/PT/tl-100-dinamo-70184335/.




...

Reflexão - A Janela

...



“A Janela”

Certa vez, dois homens estavam seriamente doentes na mesma enfermaria de um grande hospital. O quarto era bastante pequeno e nele havia uma janela que dava para o mundo.
Um dos homens tinha, como parte do seu tratamento, permissão para sentar-se na cama por uma hora durante as tardes (algo que ver com a drenagem de fluido dos seus pulmões). A sua cama ficava perto da janela. O outro, contudo, tinha de passar todo o seu tempo deitado de barriga para cima. Todas as tardes, quando o homem cuja cama ficava perto da janela era colocado em posição sentada, ele passava o tempo a descrever o que via lá fora.

A janela aparentemente dava para um parque onde havia um lago. Estavam patos e cisnes no lago, e as crianças iam atirar-lhes pão e colocar na água barcos de brinquedo. Jovens namorados caminhavam de mãos dadas entre as árvores, e havia flores, relvados e jogos de bola. E ao fundo, por trás da fileira de árvores, avistava-se o belo contorno dos prédios da cidade. O homem deitado ouvia o sentado descrever tudo isto, apreciando todos os minutos. Ouviu sobre como uma criança quase caiu ao lago e sobre como as garotas estavam bonitas com os seus vestidos de Verão. As descrições do seu amigo eventualmente o fizeram sentir que quase podia ver o que se estava a passar lá fora…
Então, numa bela tarde, ocorreu-lhe um pensamento: porque è que o homem que ficava perto da janela deveria ter todo o prazer de ver o que estava a acontecer? Porque è que ele não podia ter essa hipótese?

Sentiu-se envergonhado, mas quanto mais tentava não pensar assim, mais queria uma mudança. Faria qualquer coisa!
Numa noite, enquanto olhava para o tecto, percebeu que o homem que ficava perto da janela, subitamente acordou a tossir e a sufocar, a sua mão procurava o botão que fazia a enfermeira vir a correr. Mas ele observou-o sem se mover… Mesmo quando o som da respiração parou.
De manhã a enfermeira encontrou o outro homem morto e, discretamente, o homem perguntou se poderia ser colocado na cama perto da janela, que agora estava disponível. Então colocaram-no lá, aconchegaram-no sob as cobertas e fizeram com que se sentisse bastante confortável. No minuto que saíram, ele apoiou-se sobre um cotovelo, com dificuldade e sentindo muita dor, e olhou para fora da janela. Viu apenas um muro…

“Valorize as pessoas que fazem o possível para tornar a sua vida melhor!”

Fonte Desconhecida





...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Recortes - Lobitos no Correio do Minho

...


Tá visto! Os brilhantes escuteiros de Lomar (neste caso os Lobitinhos) são mesmo fotogénicos! É vê-los a aparecer em todos os jornais, será coincidência? Ou será que somos os "emplastros" cá do Núcleo?!!! Eu cá acho é que são os melhores!!!













Aqui fica noticia na integra:

Monte Quénia: lobitos lembraram patrono
Lobitos dos vários agrupamentos da comunidade Monte Quénia, do núcleo de Braga,comemoraram patrono da secção numa actividade nas Lagoas de Bertiandos.

A comunidade Monte Quénia do Corpo Nacional de Escutas (CNE), do núcleo de Braga, comemorou o dia de S. Francisco de Assis, um pouco mais tarde do que é costume, mas os lobitos da comunidade não se sentiram indiferentes ao patrono.
Esta actividade, que se realizou na área protegida das Lagoas de Bertiandos, no concelho de Ponte de Lima, contemplou uma caçada que se desenvolveu durante a manhã até à hora de almoço. Durante a tarde foi tempo das alcateias dos agrupamentos de Arentim, Sequeira, Aveleda, Vilaça, Lomar, Trandeiras, Celeirós, Vimieiro, Figueiredo, Escudeiros e Esporões conviverem.
Um dos momentos altos foi a eucaristia campal que foi realizada dentro da área protegida e toda ela animada pelos lobitos e dirigentes presentes.
Por fim, foi a hora do ‘Adeus’ e o desejo de regressar para um encontro com todos os lobitos.

Noticia retirada do Correio do Minho, edição de 31 de Outubro de 2009




...

domingo, 10 de janeiro de 2010

Noticias - AcaReg 2010

...


ACAREG: Inscrições provisórias

Estão abertas até ao dia 12 de Fevereiro as inscrições provisórias "Numerais" para o ACAREG2010 - Braga.
As inscrições devem ser feitas na página da internet do ACAREG, clicando no link "Incrições".
O ACAREG2010 vai realizar-se de 4 a 8 de Agosto, em S. Pedro de Rates, concelho da Póvoa de varzim.

Noticia publicada no jornal "Correio do Minho" de 10 de Janeiro de 2010.

Chefes, porque não participar???!!! Aqui fica o link: http://acareg2010.braga.cne-escutismo.pt/registo/





...

sábado, 9 de janeiro de 2010

História - A Nossa Sede

...


“A nossa Sede”

“Quem casa quer casa”. Quando se forma uma instituição, esta precisa, necessariamente, de um local onde se possa reunir. O Agrupamento 671 – Lomar, nesse aspecto, não teve grandes dificuldades. Com a inauguração da Igreja Nova de Lomar, o nosso Agrupamento ficou responsável pelas instalações da Igreja antiga, nascendo assim a sede do Agrupamento.
Quando recebemos as instalações, logo constatámos que, mais dia, menos dia, estas precisariam de obras. E assim foi. Em 1983, os Dirigentes daquela altura – Jorge Silva Gomes, Adriano Fernandes Barbosa, Lucindo Peixoto Martins, Jaime Salsa Veiga e Joaquim Ferreira – com a ajuda dos escuteiros, “meteram mãos à obra”, começando por colocar uma lage no salão e restaurando as paredes.
Mais tarde, em 1990, sentimos a necessidade de tornar a fazer obras na Igreja Velha, visto que esta agora deixava entrar humidade por todos os lados. Então, a Direcção do agrupamento tomou a decisão de restaurar toda a Igreja. Neste sentido, demos a conhecer ao Padre da Paróquia, que também é o Assistente do Agrupamento, as nossas intenções, obtendo a sua aprovação.
Visto que iríamos precisar de apoios financeiros, resolvemos organizar várias iniciativas na freguesia (festas, tômbola, peditórios, etc.) e recebemos ofertas de grande valor de vários particulares e empresas da freguesia. Aproveitamos mais uma vez para agradecer a todos quantos nos ajudaram nesta iniciativa. O nosso muito OBRIGADO.
De seguida elaborou-se um projecto que abrangia três fases. Numa 1ª fase, fez-se a restauração do telhado e paredes exteriores. Mais tarde começámos a restaurar as salas interiores, pavimentos e paredes, e iniciámos a construção de um anexo para a casa de banho, pois a Igreja não a possuía. E, por fim, a 3ª fase, a restauração da Igreja por dentro, desde paredes e tecto, até à colocação de um novo soalho e aplicação de um altar de pedra. É de salientar que, em simultâneo, também restaurámos toda a instalação eléctrica.
Assim, hoje em dia, o Agrupamento de Lomar beneficia desta sede, onde funciona a secretaria do Agrupamento, a 1ª Secção – Lobitos, a 2ª Secção – Exploradores, a 3ª Secção – Pioneiros e, por fim, a 4ª Secção – Caminheiros.
Já há uns longos anos que o Agrupamento utiliza as instalações da Igreja antiga como sede, e tudo faremos para mantê-las nas melhores condições.
Em Novembro de 1999, o nosso Agrupamento recebeu com muito carinho um terreno com duas casas degradadas, situado no centro de freguesia, doado por D. Isaura da Silva Ferreira, residente no Lugar do Ventoso – Lomar. A Direcção e todos os escuteiros de Agrupamento agradecem.

(Texto retirado do Livro "Memórias do Passado", editado com o propósito de celebrar o 55º Aniversário do nosso Agrupamento)


Algumas fotos...















...

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Os nossos primeiros passos...

...



História da Fundação do Agrupamento 671 - Lomar

Para se recordar a fundação do Corpo Nacional de Escutas, Grupo de Lomar, ter-se-á que recuar, necessariamente, até à juventude dos nossos fundadores. O Agrupamento está intimamente ligado ao interesse que o Escutismo despertou na juventude Lomarense. Foi então que, sempre dinâmico, o Chefe Manuel Macedo procurou dar alguma vida, organizando algumas actividades escutistas.
Entusiasmado com a ideia, foi à Junta Regional dar conhecimento da sua intenção e logo esta, através do Chefe Macedo e dos restantes rapazes que queriam ser escuteiros, deram todo o seu apoio à formação de mais um agrupamento de Escutismo Católico.
Nascia então este esplendoroso movimento na freguesia de Lomar.
Tudo começou em Maio de 1945, data a partir da qual um grupo de 13 rapazes se reunia às quintas-feiras com o Chefe Manuel Macedo, que vinha directamente de Braga dar as reuniões aos pequenos escutas. O Pároco Armando (Padre da Freguesia em 1945) também dava o seu apoio, ficando mais tarde a ser o Assistente do Agrupamento.
O espírito escutista nasceu com a vinde de Escuteiros de outras freguesias para os montes de Lomar, com os fundadores a observar o que eles faziam durante os acampamentos. Ao Domingo, no fim da missa das 8 horas, iam passear e fazer actividades com o padre, passando também a realizar quase todos os fins-de-semana acampamentos.
O primeiro acampamento de agrupamento realizou-se nos dias 28 e 29 de Julho de 1945, no monte do Dr. Palha, em Lomar.
No dia 8 de Dezembro de 1945, data oficial da Fundação do grupo 123, o grupo dos 13 rapazes faz a sua promessa de Escuteiros. Mais tarde, passou a ser Agrupamento 671.
Após a sua fundação, estes rapazes realizavam, quase todos os fins-de-semana, acampamentos pelos vários montes da Freguesia, para poderem espalhar e mostrar às pessoas o que se aprendia no escutismo, podendo assim cativar jovens para o movimento. Muitas dessas actividades foram realizadas em conjunto com o Agrupamento da Sé, pois o Chefe Macedo era dirigente dos 2 Agrupamentos. A actividade preferida era o Fogo de Conselho, onde realizavam peças teatrais.
Anos mais tarde, este grupo de Escuteiros participou no 8º acampamento Nacional, realizado no Monte do Bom Jesus de Braga, de 13 a 23 de Agosto de 1949. Participaram neste AcaNac os seguintes elementos: João Fernandes Costa, Francisco Fernandes Costa, Daniel Macedo Barbosa, Arlindo Gonçalves Pinto Leite e Francisco Ferreira Martins.
Desde a fundação até aos nossos dias, este Agrupamento tem vivido e crescido de ano para ano, fazendo-se sempre os possíveis para levar os jovens a aderir a este movimento.

(Texto retirado do Livro "Memórias do Passado", editado com o propósito de celebrar o 55º Aniversário do nosso Agrupamento)






...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O Hastear da Bandeira

...


Finalmente, o Agrupamento 671 – Lomar, do Corpo Nacional de Escutas, volta a estar on-line, desta vez sob a forma de um blogue.


Com que intuito?

O propósito deste blogue é informar os actuais, antigos e futuros escuteiros do Agrupamento sobre o que vai acontecendo no seio deste Grupo. Bem como o de mostrar a quem nos visita um pouco daquilo que é o Escutismo, procedendo à divulgação dos mais variados conteúdos e, acima de tudo, à exaltação do Movimento Escutista.

E porquê um Blogue?

Um dos artigos da Lei do Escuta, mais concretamente o quarto diz: “O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas”. E, de modo a cumprir com essa premissa, a criação de um blogue faz todo o sentido pois permite a partilha e promove a comunicação e interacção de um forma muito simples e ao alcance de todos.

A Direcção do Blogue bem como a Direcção do Agrupamento desejam a quem nos visita que desfrute, aprecie e não se coíba de participar!



Uma forte Canhota Escutista,



A Direcção do Blogue




...