visitas... Contador de VISITAS

ATENÇÃO PAIS

Quem gostar e quiser ter as fotografias exibidas durante o jantar, e outras de diferentes actividades basta entrar em contacto comigo através do e-mail agrup671@gmail.com!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Relatório - Lobitos caçam com Maugli

...


Lobitos caçam com Maugli

A Alcateia 25 do Agrupamento 671 de Lomar viveu no passado fim-de-semana de 24 e 25 de Abril uma preciosa caçada.
Os Lobitos reuniram na sede do agrupamento por volta das 8h30 e num misto de alegria e ansiedade lá se despediram dos pais para partir para uma divertida caçada, a primeira para alguns elementos.
O local escolhido para vivenciar esta actividade – acantonamento, foi a Quinta Pedagógica de Pentieiros em Ponte de Lima, que cada vez que a visitamos nos parece mais bonita e mais rica em diversidade de espécies animais e plantas.
Chegamos à quinta e depois de realizarmos a abertura da actividade apressamo-nos a trocar a farda oficial por uma roupa mais confortável e partimos o raid/hike que permitiria aos lobitos descobrir os pontos de maior interesse da zona. Entre outros, visitamos igrejas, monumentos romanos, azenhas e claro a área protegida das Lagoas de Bertiandos.
Regressados à quinta os lobitos ficaram maravilhados pelos animais que por lá passeavam, sobretudo com patos, póneis e cavalos. Depois de um merecido banho de água bem quentinha, os dois bandos organizaram-se e prepararam o fogo de conselho.
Seguiu-se então o jantar, onde todos os lobitos se deliciaram com uma apetitosa salada russa e com uma docinha mousse de chocolate, no entanto alguns lobitinhos não terminaram a refeição.
Findo o jantar, seguiu-se o tão esperado fogo de conselho, foram muitas a gargalhadas, as palhaçadas, os sorrisos. Os dois bandos apresentaram ainda duas peças de teatro e duas músicas, que nos animaram por mais um pouco.
Era então hora de dormir, mas ainda despertos, alguns lobitos teimavam em não dormir tal era a sua energia, no entanto com o passar da noite acabaram por adormecer.
Domingo, 25 de Abril 06:00 da manha, começava o alvoroço na camarata. Depois deste pequeno reboliço, todos os elementos fizeram a sua higiene pessoal e fardaram-se. Fomos então tomar o pequeno-almoço, para depois irmos à eucaristia.
À chegada à eucaristia, começamos de imediato a animar as gentes de Pentieiros, cantamos, dançamos, brincamos, etc. Entramos então na igreja, e aí o comportamento foi exemplar, com todos os lobitos a respeitar aquele local sagrado.
Terminada a eucaristia, voltamos para a quinta pedagógica, onde enquanto aguardávamos pelo almoço, os lobitos faziam objectos didácticos com material reciclado. Finalmente, o almoço, em que comemos uma deliciosa massa com frango.
Agora já de barriga cheia, fomos visitar o centro de interpretação ambiental das Lagoas de Bertiandos, onde pudemos vislumbrar vários exemplares de animais que por lá vagueiam.
Finda esta enriquecedora visita, regressamos à Quinta, onde iríamos dar por terminada a caçado, sem antes claro entregar três pequenas lembranças aos três lobitos que mais se destacaram na actividade.
Encerrada então a caçada, partimos em direcção a Braga, onde os pais nos aguardavam ansiosamente.






Relatório elaborado pela Chefia dos Lobitos




...

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Relatório - Iº SÁBADO DE FORMAÇÃO ESCUTISTA

...


Iº SÁBADO DE FORMAÇÃO ESCUTISTA


No passado dia 24 de Abril de 2010, decorreu na sede do Agrupamento 671 - S. Pedro de Lomar, o Iº SÁBADO DE FORMAÇÃO ESCUTISTA, organizado pelo Clã 68 do referido Agrupamento.
Esta actividade tinha como intuito dar aos Exploradores e Pioneiros do Agrupamento, a possibilidade de complementar os seus conhecimentos Escutistas nas diversas áreas, nomeadamente Campismo e Pioneirismo, Cozinha, Mística e Simbologia das Secções, Orientação, Socorrismo, e Vida de BP.
Da parte da manhã houve a oração inicial, formação teórica sobre os Patronos e Mística e Simbologia das Secções para todos os presentes, seguindo-se a divisão por grupos para atenderem às diversas formações de teor mais prático.
A preparação do almoço era parte integrante da formação de Cozinha; sendo o menu, uma das comidas mais práticas e frequentemente confeccionadas em actividades – salada russa.
Findo o almoço, foi dado aos formandos um tempo de descontracção. Acabado este “intervalo” os elementos voltaram a reunir-se em grupos para dar continuidade às respectivas formações práticas.
No final do dia procedeu-se à formação teórica da Vida de BP, seguindo-se um pequeno teste para consolidar e avaliar os conhecimentos adquiridos nas formações teóricas, tanto a da parte da manhã como a vespertina. Terminado o teste foi servido um pequeno lanche, encerrando-se depois o Iº SÁBADO DE FORMAÇÃO ESCUTISTA com a entrega dos certificados de avaliação e participação a cada elemento, e a oferta de um dossier com todo a informação prestada nas várias formações ao guia de cada uma das patrulhas/equipas presentes.
De um modo geral, o Clã fez um balanço positivo da actividade, destacando a vontade e utilidade de repetir, tanto a nível interno como, quem sabe, aberto a outros grupos.

Relatório elaborado pelo Clã 68
(Em breve será aqui também colocada a reportagem fotográfica deste dia)




...

terça-feira, 20 de abril de 2010

Códigos e Cifras - Chinês 1 e 2

...


CHINÊS 1

CÓDIGOS - CHINÊS 1


CHINÊS 2

CÓDIGOS - CHINÊS 2




...

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Brevemente

...


O que andará este indivíduo a tramar??!!! Não percas... BREVEMENTE aqui no blogue do 671!






...

terça-feira, 13 de abril de 2010

Música - Radiosa Floração

...


"Radiosa Floração"


Radiosa floração, gentil da vida,

Dando frutos de glória verdadeira,

A mocidade heróica e destemida,

Ergue em triunfo a nacional bandeira.

Há mães cheias de orgulho, sorridentes,

Ao ver passar falanges imponentes,

O seus filhos, num garbo deslumbrante,

Escuteiros leais, avante, avante!








...

Torneio de Sueca em Sequeira

...


Aqui fica o cartaz do Torneio de Sueca organizado pelos Caminheiros de Sequeira, para aqueles que gostarem e estiverem interessados em participar!








...

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Iº SÁBADO DE FORMAÇÃO ESCUTISTA - Ofício e Programa

...


Iº SÁBADO DE FORMAÇÃO ESCUTISTA

Agrupamento 671 – S. Pedro de Lomar

24 de Abril de 2010


OFÍCIO



 O SÁBADO DE FORMAÇÃO ESCUTISTA é uma actividade pensada e organizada pelo Clã 68. Visa essencialmente dotar de novos conhecimentos e complementar os já adquiridos pelos Exploradores e Pioneiros do Agrupamento, nas áreas Escutistas de maior destaque.

 O SÁBADO DE FORMAÇÃO ESCUTISTA será constituído por quatro formações de cariz prático (Campismo e Pioneirismo, Cozinha, Orientação e Socorrismo) destinadas apenas a dois elementos de cada equipa/patrulha; e duas formações mais teóricas (Mística e Simbologia das Secções, e Vida de B.P.) assistidas por todos os elementos.

 Cada elemento só se poderá inscrever numa formação prática, havendo o limite de dois elementos por equipa – caso uma equipa seja constituída por mais de oito elementos será aberta uma excepção. Cada elemento deverá se inscrever na formação que lhe desperte mais interesse, pois nunca se sabe se não poderá ser o próximo formador desta área.

 Cada participante receberá um certificado de presença e de avaliação; cada uma das equipas receberá, na pessoa do seu guia, um dossier com toda a informação prestada no SÁBADO DE FORMAÇÃO ESCUTISTA.

 O preço será de € 3 por elemento e incluirá almoço, chá e todo o material didáctico necessário. O pagamento deverá ser efectuado até Sexta-feira dia 23 de Abril ao Chefe de Secção, sendo que as fichas de inscrição deverão ser entregues ao Clã até Sexta-feira 16 de Abril.

Nota: O uso de telemóvel só será permitido fora da hora das formações de modo a não perturbar o bom decorrer das mesmas.


PROGRAMA


09h30m – Abertura (Inclui música e animação)

09h50m – Formação teórica da Vida de B.P.

10h45m – Fim da formação e intervalo para animação

11h00m – Divisão dos grupos e início das quatro formações práticas

Campismo e Pioneirismo: Teoria, básicos do campismo, montagem de tenda e abrigo.

Cozinha: Essencial da cozinha, montagem da cozinha, preparação da refeição.

Orientação: Teoria, material necessário, leitura de uma carta topográfica.

Socorrismo: Teoria, básicos do socorrismo, choques.

12h30m – Fim da primeira parte das formações e intervalo para animação e oração

13h00m – Almoço

14h00m – Fim do almoço e intervalo para animação

14h15m – Divisão dos grupos e início da segunda parte das formações práticas

Campismo e Pioneirismo: Prática, pioneirismo (nós essenciais e utilizações), jogo.

Cozinha: Desmontagem da cozinha, inventário do material de cozinha, jogo.

Orientação: Prática, utilização do material necessário (tirar azimutes e mais),
caminhada/jogo.

Socorrismo: Prática, fracturas (macas e talas), jogo.

16h00m – Fim das formações e intervalo para animação

16h15m – Formação teórica de Mística e Simbologia das secções

17h00m – Teste para avaliar conhecimentos sobre as duas formações teóricas

17h30m – Chá e bolachas

18h00m – Encerramento (Inclui música e oração)


BOA FORMAÇÃO!




...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

ATENÇÃO

...


ATENÇÃO

Avisam-se todos os CAMINHEIROS e PIONEIROS que vão participar no ACAREG 2010 que não se esqueçam de levar para a próxima reunião de secção, a fotocópia dos seguintes documentos:

- B.I.

- CARTÃO DE UTENTE

- CARTÃO DO C.N.E.



É URGENTE!!!


...

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Actividade de Convívio com os Pais

...


Actividade Convívio com os Pais

No dia 7 de Março de 2010, o Agrupamento 671 de Lomar realizou uma actividade com os pais dos elementos. Esta actividade foi pensada com o intuito de promover o convívio entre os pais, chefes dos escuteiros e os elementos das diversas secções, nomeadamente Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros e transmitir aos pais o que os seus filhos fazem nos escuteiros e a importância de viverem o escutismo.

Por volta das 10h00 participamos na nossa Reunião de Piedade e de seguida dirigimos-nos então para o Centro Apostólico do Sameiro para almoçarmos, fazermos jogos e convivermos. Juntamos-nos então numa sala que lá havia e o chefe Mário dos Exploradores passou a explicar o que íamos fazer e disse a constituição das equipas das quais os pais faziam parte também. Os nomes das equipas foram a Corvo, a Maçarico, Touro, Lobo e Tigre. Tivemos um tempinho para nos reunirmos e discutir qual seria o grito da equipa, a música e um jogo para animar. Passamos às apresentações e de seguida fomos almoçar. O almoço revelou-se bastante divertido porque todos partilhamos aquilo que tínhamos e os pais estavam muito animados.

Às 14h00 reunimos-nos de novo na sala e demos início aos jogos. Os chefes coordenavam os postos e tínhamos no posto do “Jogo do Fito” o chefe Jorge dos Pioneiros; no do socorrismo o chefe Esteves dos Lobitos; no posto sobre a Bandeira Portuguesa encontrava-se a Marisa também dos Lobitos; no das Bandeirolas o chefe Mário dos Exploradores; no do Pioneirismo tínhamos então o João Pedro, chefe dos Exploradores. Os jogos foram muito divertidos e as equipas estavam muito animadas e empenhadas.

Depois de tanta animação chegou a hora do lanche e mais uma vez, partilhamos o que tínhamos. No final, arrumamos tudo e juntamos-nos na sala, na qual o chefe Adriano, nosso estimado chefe de Agrupamento, proferiu as palavras finais de agradecimento e de alegria porque tudo correu conforme as expectativas e, depois cantamos as nossas músicas escutistas. A actividade foi muito interessante, divertida e proporcionou convívio entre todos aqueles que estiveram presentes. Para finalizar, agradecemos ao Centro Apostólico por nos ter acolhido e nos ter cedido o espaço para a nossa actividade, que era bastante aprazível. E esperamos voltar a repetir!

Relatório escrito pela Aspirante a Caminheira Patrícia Sofia




...