visitas... Contador de VISITAS

ATENÇÃO PAIS

Quem gostar e quiser ter as fotografias exibidas durante o jantar, e outras de diferentes actividades basta entrar em contacto comigo através do e-mail agrup671@gmail.com!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Acampamento Lobitos na Apúlia

...



Foi com grande ansiedade que chegamos finalmente ao dia 25 de Setembro, depois de alguns adiamentos, eis que chega o dia de ir acampar, pela primeira vez para alguns Lobitos.
À hora marcada, 8h30 de sábado os lobitos estavam na sede com as suas mochilas, saco cama e farnel claro, e num misto de alegria e ansiedade lá se despediram dos pais e seguimos caminho ao Centro Escutista Apúlia. Chegados ao local, apressamo-nos com a abertura do acampamento, onde explicamos em traços gerais aquilo que se iria passar durante o fim-de-semana, alguns avisos e recomendações.
A montagem das tendas decorreu com os lobitos a demonstrar uma grande vontade de ajudar, ficou por perceber se ajudar a montar as tendas ou derrubá-las (…), quem não colaborou muito também, foi o vento. Vejam só que este malandro fez com que duas tendas montadas por dois experientes escuteiros (um dirigente e um caminheiro) fossem pelo ar. Coitadinhos dos Lobitos que chegaram a pensar que iam dormir ao ar livre. Estou a exagerar, não se alarmem, as tendas aguentaram e o vento lá amainou. Da parte da tarde, já com o campo montado e depois dos lobitos terem trocado a farda por uma roupa mais confortável, fizemos uma pequena caminhada até ao centro da Apúlia, aí os lobitos brincaram, trocaram impressões sobre tarefas que tinham de realizar em bando e fizemos alguns jogos onde os lobitos mostraram o seu lado mais competitivo, de forma saudável claro. Encontramos um parque de diversões, com mini ginásio e pronto não conseguimos mais segurar a “lobitada” que correu para as máquinas, baloiços e escorregas, para além das brincadeiras foi extensa a sessão de fotografias, porque os nossos lobitos e não só, são muito vaidosos.
Por volta das 17h regressamos ao campo, pois eram horas de fazer higiene e do merecido lanche ao qual se seguiu a Eucaristia na igreja local.
Quando chegaram ao campo, o jantar aguardava pela chegada dos lobitos famintos, uns estavam mais famintos que outros, e os menos famintos estiveram quase a vir para casa, mas lá chegamos a acordo, e os que já tinham comido tudo, aguardavam pelos outros para os últimos ensaios da peça teatro.
Chegamos a um dos momentos mais altos de qualquer acampamento, o fogo de conselho, onde os escuteiros partilham em clima de alegria o que se passou durante o dia, cantam, fazem jogos e peças teatro. Foi o que fizemos e os lobitos assim como a equipa de animação apresentaram as suas peças de teatro, e só posso dizer que andava um lobo feroz à solta no parque mas que no final por força do amor ficou manso e só queria ajudar.
No fim das peças de teatro, os lobitos já mostravam sinais de cansaço e já não queriam brincar ou comer, ansiavam pelo saco cama e o entusiasmo por ir para as tendas era grande e foi o que aconteceu, lavaram os dentinhos e foram dormir.
A alvorada foi cedo, pois o sol entrava pelas tendas e os lobitos acordaram esfomeados e cheios de vontade de brincar por isso apressamo-nos a fazer o pequeno-almoço. Findo este, os lobitos arrumaram os seus haveres de forma a esvaziar as tendas que tinham de ser desmontadas. Enquanto uns desmontavam o campo e cozinhavam, os lobitos fartaram-se de cantar e fazer jogos, até ficarem famintos novamente e assim a partir das 12h vinham de minuto a minuto questionar se o almoço estava pronto. E por fim chegou a hora do almoço, e que luxo, tínhamos o grelhador no campo, e enquanto o chefe grelhava a carne os lobitos comiam tudo quentinho e iam repetindo sem ter de se levantar, não é para todos.
No final do almoço os lobitos tiveram ainda tempo para realizar algumas tarefas por bando e brincar mais, porque brincar nunca é de mais.
Ao final da tarde, já com o campo limpinho e o material arrumadinho, saímos com os bandos organizados apenas para uma última visita à praia, porque entretanto os pais chegavam ao campo para ajudar no transporte dos Lobitos de regresso à sede. E assim com um pequeno lanche dávamos por terminado este acampamento, o primeiro de muitos para alguns e já no próximo mês Outubro os Lobitos têm um mês repleto de actividades, mas a energia deles felizmente dificilmente esgota.










 

Até à próxima caçada!




...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Projecto Educativo dos Exploradores Moços

...


Mais um "Projecto", mais um documento essencial a todos os elementos e Dirigentes! Desta feita o Projecto Educativo da Segunda Secção - Exploradores!
Para efectuar o download é só clicar Projecto Educativo dos Exploradores!

Projecto Educativo dos Exploradores Moços

Canhotas!




....

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Programa "A Nossa Terra" - Agrupamento 671 - Lomar

...


No Domingo, dia 17 de Outubro de 2010, a Rádio Antena Minho transmitiu a sua rúbrica "A Nossa Terra", a qual teve, na sua segunda parte, como tema o Nosso Agrupamento. Programa que falou um pouco da Nossa história e contou com a participação de dois actuais elementos do 671.
Para todos os que gostavam mas não ouviram aqui fica na íntegra a parte do programa a Nós dedicada!



Para descarregarem o programa basta irem ao site da Rádio Antena Minho, e procurarem em Multimédia pelo Podcast correspondente!




...

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Projecto Educativo dos Lobitos

...


Todos os aspectos do Escutismo são importantes, especialmente os guias para o dirigismo. É sem duvida essencial que Dirigentes e Elementos se mantenham informados sobre as Directivas do nosso Movimento nas diversas secções. Daí achar pertinente disponibilizar estes Manuais para Dirigentes de modo que, quem ainda não os possui, possa descarregá-los.
De acordo com o ordenamento das secções deixo aqui o Projecto Educativo da Iª Secção, os Lobitos. Posteriormente serão colocados os das restantes secções.
Para fazer o Download basta clicar Projecto Educativo dos Lobitos !

Projecto Educativo Dos Lobitos

Canhotas Escutistas




...

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Jornal Fogo Conselho - Edição 27

...


Para quem ainda não leu, aqui fica o primeiro número da reedição do Jornal do Nosso Agrupamento! Esperando que o mesmo continue por muitos e bons anos com a mesma dedicação demonstrada por todos nesta "nova aventura"!


Jornal Fogo Conselho - Edição 27

Para quem quiser fazer o download bsta clicar aqui Jornal Fogo Conselho 27!

Canhotas Escutistas




...

sábado, 2 de outubro de 2010

Diário de Bordo - Pioneiros

...


De acordo com o falado pelo Chefe Jorge na reunião de 2 de Outubro de 2010, deixo aqui o "Diário de Bordo dos Pioneiros", um documento/guia indispensávl para cada elemento do Grupo Pioneiro!

Diário de Bordo - Pioneiros

Podem fazer download de duas maneiras, através do Scribd - clicando em "Download" no próprio documento e seguindo as instruções - e através do link Diário de Bordo - acedendo ao site, digitando os números pedidos e esperando um pouco. Eu aconselho que façam Download através do link pois é mais fácil e rápido!

Canhotas Escutistas




...