visitas... Contador de VISITAS

ATENÇÃO PAIS

Quem gostar e quiser ter as fotografias exibidas durante o jantar, e outras de diferentes actividades basta entrar em contacto comigo através do e-mail agrup671@gmail.com!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Acampamento Lobitos na Apúlia

...

Foi com grande ansiedade que chegamos finalmente ao dia 25 de Setembro, depois de alguns adiamentos, eis que chega o dia de ir acampar, pela primeira vez para alguns Lobitos.
À hora marcada, 8h30 de sábado os lobitos estavam na sede com as suas mochilas, saco cama e farnel claro, e num misto de alegria e ansiedade lá se despediram dos pais e seguimos caminho ao Centro Escutista Apúlia. Chegados ao local, apressamo-nos com a abertura do acampamento, onde explicamos em traços gerais aquilo que se iria passar durante o fim-de-semana, alguns avisos e recomendações.
A montagem das tendas decorreu com os lobitos a demonstrar uma grande vontade de ajudar, ficou por perceber se ajudar a montar as tendas ou derrubá-las (…), quem não colaborou muito também, foi o vento. Vejam só que este malandro fez com que duas tendas montadas por dois experientes escuteiros (um dirigente e um caminheiro) fossem pelo ar. Coitadinhos dos Lobitos que chegaram a pensar que iam dormir ao ar livre. Estou a exagerar, não se alarmem, as tendas aguentaram e o vento lá amainou. Da parte da tarde, já com o campo montado e depois dos lobitos terem trocado a farda por uma roupa mais confortável, fizemos uma pequena caminhada até ao centro da Apúlia, aí os lobitos brincaram, trocaram impressões sobre tarefas que tinham de realizar em bando e fizemos alguns jogos onde os lobitos mostraram o seu lado mais competitivo, de forma saudável claro. Encontramos um parque de diversões, com mini ginásio e pronto não conseguimos mais segurar a “lobitada” que correu para as máquinas, baloiços e escorregas, para além das brincadeiras foi extensa a sessão de fotografias, porque os nossos lobitos e não só, são muito vaidosos.
Por volta das 17h regressamos ao campo, pois eram horas de fazer higiene e do merecido lanche ao qual se seguiu a Eucaristia na igreja local.
Quando chegaram ao campo, o jantar aguardava pela chegada dos lobitos famintos, uns estavam mais famintos que outros, e os menos famintos estiveram quase a vir para casa, mas lá chegamos a acordo, e os que já tinham comido tudo, aguardavam pelos outros para os últimos ensaios da peça teatro.
Chegamos a um dos momentos mais altos de qualquer acampamento, o fogo de conselho, onde os escuteiros partilham em clima de alegria o que se passou durante o dia, cantam, fazem jogos e peças teatro. Foi o que fizemos e os lobitos assim como a equipa de animação apresentaram as suas peças de teatro, e só posso dizer que andava um lobo feroz à solta no parque mas que no final por força do amor ficou manso e só queria ajudar.
No fim das peças de teatro, os lobitos já mostravam sinais de cansaço e já não queriam brincar ou comer, ansiavam pelo saco cama e o entusiasmo por ir para as tendas era grande e foi o que aconteceu, lavaram os dentinhos e foram dormir.
A alvorada foi cedo, pois o sol entrava pelas tendas e os lobitos acordaram esfomeados e cheios de vontade de brincar por isso apressamo-nos a fazer o pequeno-almoço. Findo este, os lobitos arrumaram os seus haveres de forma a esvaziar as tendas que tinham de ser desmontadas. Enquanto uns desmontavam o campo e cozinhavam, os lobitos fartaram-se de cantar e fazer jogos, até ficarem famintos novamente e assim a partir das 12h vinham de minuto a minuto questionar se o almoço estava pronto. E por fim chegou a hora do almoço, e que luxo, tínhamos o grelhador no campo, e enquanto o chefe grelhava a carne os lobitos comiam tudo quentinho e iam repetindo sem ter de se levantar, não é para todos.
No final do almoço os lobitos tiveram ainda tempo para realizar algumas tarefas por bando e brincar mais, porque brincar nunca é de mais.
Ao final da tarde, já com o campo limpinho e o material arrumadinho, saímos com os bandos organizados apenas para uma última visita à praia, porque entretanto os pais chegavam ao campo para ajudar no transporte dos Lobitos de regresso à sede. E assim com um pequeno lanche dávamos por terminado este acampamento, o primeiro de muitos para alguns e já no próximo mês Outubro os Lobitos têm um mês repleto de actividades, mas a energia deles felizmente dificilmente esgota.