visitas... Contador de VISITAS

ATENÇÃO PAIS

Quem gostar e quiser ter as fotografias exibidas durante o jantar, e outras de diferentes actividades basta entrar em contacto comigo através do e-mail agrup671@gmail.com!

sábado, 9 de janeiro de 2010

História - A Nossa Sede

...


“A nossa Sede”

“Quem casa quer casa”. Quando se forma uma instituição, esta precisa, necessariamente, de um local onde se possa reunir. O Agrupamento 671 – Lomar, nesse aspecto, não teve grandes dificuldades. Com a inauguração da Igreja Nova de Lomar, o nosso Agrupamento ficou responsável pelas instalações da Igreja antiga, nascendo assim a sede do Agrupamento.
Quando recebemos as instalações, logo constatámos que, mais dia, menos dia, estas precisariam de obras. E assim foi. Em 1983, os Dirigentes daquela altura – Jorge Silva Gomes, Adriano Fernandes Barbosa, Lucindo Peixoto Martins, Jaime Salsa Veiga e Joaquim Ferreira – com a ajuda dos escuteiros, “meteram mãos à obra”, começando por colocar uma lage no salão e restaurando as paredes.
Mais tarde, em 1990, sentimos a necessidade de tornar a fazer obras na Igreja Velha, visto que esta agora deixava entrar humidade por todos os lados. Então, a Direcção do agrupamento tomou a decisão de restaurar toda a Igreja. Neste sentido, demos a conhecer ao Padre da Paróquia, que também é o Assistente do Agrupamento, as nossas intenções, obtendo a sua aprovação.
Visto que iríamos precisar de apoios financeiros, resolvemos organizar várias iniciativas na freguesia (festas, tômbola, peditórios, etc.) e recebemos ofertas de grande valor de vários particulares e empresas da freguesia. Aproveitamos mais uma vez para agradecer a todos quantos nos ajudaram nesta iniciativa. O nosso muito OBRIGADO.
De seguida elaborou-se um projecto que abrangia três fases. Numa 1ª fase, fez-se a restauração do telhado e paredes exteriores. Mais tarde começámos a restaurar as salas interiores, pavimentos e paredes, e iniciámos a construção de um anexo para a casa de banho, pois a Igreja não a possuía. E, por fim, a 3ª fase, a restauração da Igreja por dentro, desde paredes e tecto, até à colocação de um novo soalho e aplicação de um altar de pedra. É de salientar que, em simultâneo, também restaurámos toda a instalação eléctrica.
Assim, hoje em dia, o Agrupamento de Lomar beneficia desta sede, onde funciona a secretaria do Agrupamento, a 1ª Secção – Lobitos, a 2ª Secção – Exploradores, a 3ª Secção – Pioneiros e, por fim, a 4ª Secção – Caminheiros.
Já há uns longos anos que o Agrupamento utiliza as instalações da Igreja antiga como sede, e tudo faremos para mantê-las nas melhores condições.
Em Novembro de 1999, o nosso Agrupamento recebeu com muito carinho um terreno com duas casas degradadas, situado no centro de freguesia, doado por D. Isaura da Silva Ferreira, residente no Lugar do Ventoso – Lomar. A Direcção e todos os escuteiros de Agrupamento agradecem.

(Texto retirado do Livro "Memórias do Passado", editado com o propósito de celebrar o 55º Aniversário do nosso Agrupamento)


Algumas fotos...















...

1 comentário:

  1. De facto é uma edifificação embelemática tanto para os escuteiros como para a freguesia.
    Nas paredes desta igreja transbordam memórias milenares.
    São varias as pinturas rupestres inscritas nas cinzentas paredes graniticas, pinturas que remontam do tempo dos Arabes, mas que ainda assim perduram e hão-de perdurar...

    ResponderEliminar