visitas... Contador de VISITAS

ATENÇÃO PAIS

Quem gostar e quiser ter as fotografias exibidas durante o jantar, e outras de diferentes actividades basta entrar em contacto comigo através do e-mail agrup671@gmail.com!

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Os nossos primeiros passos...

...



História da Fundação do Agrupamento 671 - Lomar

Para se recordar a fundação do Corpo Nacional de Escutas, Grupo de Lomar, ter-se-á que recuar, necessariamente, até à juventude dos nossos fundadores. O Agrupamento está intimamente ligado ao interesse que o Escutismo despertou na juventude Lomarense. Foi então que, sempre dinâmico, o Chefe Manuel Macedo procurou dar alguma vida, organizando algumas actividades escutistas.
Entusiasmado com a ideia, foi à Junta Regional dar conhecimento da sua intenção e logo esta, através do Chefe Macedo e dos restantes rapazes que queriam ser escuteiros, deram todo o seu apoio à formação de mais um agrupamento de Escutismo Católico.
Nascia então este esplendoroso movimento na freguesia de Lomar.
Tudo começou em Maio de 1945, data a partir da qual um grupo de 13 rapazes se reunia às quintas-feiras com o Chefe Manuel Macedo, que vinha directamente de Braga dar as reuniões aos pequenos escutas. O Pároco Armando (Padre da Freguesia em 1945) também dava o seu apoio, ficando mais tarde a ser o Assistente do Agrupamento.
O espírito escutista nasceu com a vinde de Escuteiros de outras freguesias para os montes de Lomar, com os fundadores a observar o que eles faziam durante os acampamentos. Ao Domingo, no fim da missa das 8 horas, iam passear e fazer actividades com o padre, passando também a realizar quase todos os fins-de-semana acampamentos.
O primeiro acampamento de agrupamento realizou-se nos dias 28 e 29 de Julho de 1945, no monte do Dr. Palha, em Lomar.
No dia 8 de Dezembro de 1945, data oficial da Fundação do grupo 123, o grupo dos 13 rapazes faz a sua promessa de Escuteiros. Mais tarde, passou a ser Agrupamento 671.
Após a sua fundação, estes rapazes realizavam, quase todos os fins-de-semana, acampamentos pelos vários montes da Freguesia, para poderem espalhar e mostrar às pessoas o que se aprendia no escutismo, podendo assim cativar jovens para o movimento. Muitas dessas actividades foram realizadas em conjunto com o Agrupamento da Sé, pois o Chefe Macedo era dirigente dos 2 Agrupamentos. A actividade preferida era o Fogo de Conselho, onde realizavam peças teatrais.
Anos mais tarde, este grupo de Escuteiros participou no 8º acampamento Nacional, realizado no Monte do Bom Jesus de Braga, de 13 a 23 de Agosto de 1949. Participaram neste AcaNac os seguintes elementos: João Fernandes Costa, Francisco Fernandes Costa, Daniel Macedo Barbosa, Arlindo Gonçalves Pinto Leite e Francisco Ferreira Martins.
Desde a fundação até aos nossos dias, este Agrupamento tem vivido e crescido de ano para ano, fazendo-se sempre os possíveis para levar os jovens a aderir a este movimento.

(Texto retirado do Livro "Memórias do Passado", editado com o propósito de celebrar o 55º Aniversário do nosso Agrupamento)






...

1 comentário:

  1. Bem.......... que se dizer deste novo blog.... Claro que quando se muda é sempre para melhor e, como não podia deixar de ser, este é o nosso caso...

    O 671 Lomar cada vez está melhor!!!!!

    A direcção do agrupamento já viu o nosso cantinho aqui na internet, e claro que aprova :)

    Até o novo chefe de agrupamento já viu e está quase viciado, tal como os restantes membros do agrupamento ;)


    Canhotas de todo o agrupamento xD

    Com a aprovação da RM

    ResponderEliminar